Conforme prometido no post Eu tenho uma costureira, fiz uma relação dos tecidos e metragem para que você possa fazer aquela roupinha com toda a exclusividade que você merece. Ah sim, gosto de comprar muito na Jurandir Pires, Avil e Jordão Moraes, todas na Rua Direita.

Vestido com transparência.
Metragem : 1,30 a 1,50 m
Crepe Georgete (+ barato)
Musselina
Gazar de seda ( mega caro)

* Claro que você não pode esquecer do forro ( 1,0 m), que pode ser de malha, liganete e tafetá – para vestidos melhores. Eu fiz um que parece combinação, solto do vestido, assim posso aproveitar para vários. Ah, tenho uma dica, esfregue o crepe ou microfibra, se fizer barulho demais de arranhado tem muito poliester o que para o nosso clima é um horror, pois não deixa a pele respirar.

Chemise e blusão.
Metragem : 1,50 m
Tricoline (melhores acima de R$10,00)
Linho
Algodão
Brim macio

* Gosto sempre de comprar com stretch porque não amassa tanto. Mas a dica que eu acho fundamental é sempre deixar uma folga na roupa, nunca muito justo, porque lembre-se que você pretende sentar e ninguém  vai querer que a roupa fique com aquelas aberturas horrorosas como se fosse estourar. Teste sentando ainda na costureira.

Vestido longo
Metragem: 2,00 a 2,30 m
Tricoline (vestido)
Malha
Liganete
Jersey
Crepe georgete
* O forro entra aqui nos casos de crepe georgette, liganete e malha finas (pode marcar muito).

Vestido de malha
Metragem: 1,30 a 1,50.
Malha (vestido)
Liganette
Jersey
* Cuidado com as malhas mais finas, elas marcam muito qualquer imperfeição e isso ninguém quer, não é? Dependendo do tecido e transparência é legal comprar um forro com malha própria para isso.

Bermuda ou short e saia.
Metragem: 1,0 m
Sarja (saia)
Brim (bermuda)
Tricoline com stretch
Tafetá, se você quer um luxo para sua vida.

O tão famoso colete!
Metragem: 0,70 a 1,0 m
Brim (colete)
Sarja
Tafetá
Tricoline com stretch

Se você ainda tem alguma dúvida ou quer saber que tecido usar para alguma roupa que não mencionei, pode deixar um comentário que tento responder. Deixe também o tipo de evento, ajuda na escolha. Beijocas.